Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Paralychnophora patriciana D.J.N.Hind EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie com distribuição restrita (AOO=12 km²) à Caatinga e sujeita a duas situações de ameaça, referentes às duas localidades onde a espécie foi coletada. Área com desmatamento provocado por atividade agropecuária, extração de minérios e vegetal, ocasionando o declínio continuado da EOO, AOO e qualidade do habitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Paralychnophora patriciana D.J.N.Hind;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Paralychnophorapatriciana é distinta por não possuir sinflorescências esféricas como as outrasespécies. Seus capítulos grandes são concrescentes na base. Paralychnophora patriciana tambémtem o maior número de florets relatado para o gênero atéo momento (cerca de 25) (Hind, 2000).

Dados populacionais

​Não há dados populações para a espécie.

Distribuição

Distribuição no Estado daBahia (Loeuille, 2012).

Ecologia

Árvoreou arbusto de até 3 m de altura. Casca mais ou menos fissuradalongitudinalmente. Folhas alternas, simples, eventualmente decídua, verde ebrilhantes adaxialmente e cinza e tomentosa com tricomas estrelados abaxialmente.Sinflorescência terminal, geralmente hemisférica, muitas vezes um grupo solitáriode muitos capítulos, às vezes com evidentes ramos curtos formandoglomérulos auxiliares. Florets de 24 a 26, hermafroditas, corola lilás aesbranquiçada. Aquênios glabros marrons. Floração de janeiro a fevereiro e de junho a julho. Desenvolve-se entre rochas maciças adjacentes a riachos e pequenas cachoeiras. O habitat tipode P. patriciana é em grande parte desprovido de vegetaçãoarbórea ou arbustiva nas imediações de cachoeiras. Semdúvida, muita floresta foi removida de encostas vizinhas; os campos adjacentessão semelhantes aos encontrados em campos rupestres vizinhos(Hind, 2000).

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes Dentre as atividadesimpactantes identificadas, destaca-se o uso intenso por atividades agropecuárias,por turismo, por lavra de diamantes e outros minérios e por extrativismo deespécies vegetais ornamentais ("sempre-vivas", orquídeas e cactáceas). Odesmatamento é um dos grandes problemas da região e entraves para a conservaçãoda Chapada Diamantina, trazendo conseqüências diretas para os solos, fauna eflora (Rocha et al., 2005).

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes Dentre as atividades impactantes identificadas, destaca-se o uso intenso por atividades agropecuárias, por turismo, por lavra de diamantes e outros minérios e por extrativismo de espécies vegetais ornamentais ("sempre-vivas", orquídeas e cactáceas). O desmatamento é um dos grandes problemas da região e entraves para a conservação da Chapada Diamantina, trazendo conseqüências diretas para os solos, fauna e flora (Rocha et al., 2005).

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade low
Detalhes Dentre as atividades impactantes identificadas, destaca-se o uso intenso por atividades agropecuárias, por turismo, por lavra de diamantes e outros minérios e por extrativismo de espécies vegetais ornamentais ("sempre-vivas", orquídeas e cactáceas). O desmatamento é um dos grandes problemas da região e entraves para a conservação da Chapada Diamantina, trazendo conseqüências diretas para os solos, fauna e flora (Rocha et al., 2005).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" (DD) pela Lista vermelha daflora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- ROCHA, W.J.S.D.F.; CHAVES, J.M.; ROCHA, C.C.; FUNCH, L.; JUNCÁ, F.A. Avaliação ecológica rápida da Chapada Diamantina. 2005. 31-45 p.

- HIND, D.J. N. Two new species of Paralychnophora (Compositae: Vernonieae) from Bahia, Brazil D. Kew Bulletin, v. 55, p. 367-379, 2000.

- LOEUILLE, B. F. P. Paralychnophora in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB016227>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Paralychnophora patriciana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paralychnophora patriciana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/05/2012 - 11:53:06